AROMATERAPIA

 
 

A terapia aromática e a utilização de óleos essenciais vêm acompanhando o desenvolvimento da humanidade desde o início das civilizações há milhares de anos. Há mais de seis mil anos, os egípcios já utilizavam loções e resinas aromáticas em cerimônias, rituais, medicina e cosmética.

No processo de embalsamamento dos faraós eram utilizados óleos de cedro e olíbano pelas suas propriedades antissépticas e conservantes.

Na Idade Média atribuem-se às propriedades dos óleos essenciais, a aparente imunidade de muitos alquimistas às pragas que varreram a Europa naquela época.

A extração dos óleos essenciais das plantas era a principal base para a requintada indústria da perfumaria dos séculos XVII e XVIII.
 
O termo “Aromaterapia” é aplicado a um ramo dentro da Fitoterapia. Trata-se de cuidar do corpo e da mente através das plantas aromáticas: dos óleos essenciais contidos nelas.

Essas substâncias naturais contém os princípios ativos presentes em flores, folhas, árvores, frutos, raízes, resinas, bagas, sementes, grãos, etc. São destilados e extraídos das plantas por diversos processos sendo altamente concentrados e puros.

Os óleos essenciais penetram no corpo por inalação e por absorção pelos poros. Após inalados os sinais aromáticos são enviados ao sistema límbico no cérebro e exercem um efeito direto no pensamento e nas emoções. Seus componentes químicos naturais são levados pela corrente sanguínea a todas as regiões do corpo tratando e prevenindo problemas. 

A massagem é considerada o modo mais eficaz de aplicá-los ao corpo, aumentando o potencial da Aromaterapia. Mas também é possível usar outros métodos, como: inalações a vapor, banhos, compressas, cremes , loções, gel, gargarejo, bochechos, escalda pés, etc.
 
Hoje a Aromaterapia é bastante difundida nos Estados Unidos e na Europa, principalmente França e Reino Unido, onde é matéria optativa em algumas faculdades de medicina. Nestes países existem conselhos que estabelecem padrões de qualidade, fiscalizam a venda e regulam o trabalho dos aromaterapeutas. É frequentemente praticada por médicos e os óleos essenciais podem ser encontrados na maioria das farmácias e em qualquer loja de produtos terapêuticos naturais.

Embora a Aromaterapia não tenha surgido do nada e tenha se desenvolvido ao longo dos séculos, a análise científica das plantas e de suas essências só foi possível a partir do século XIX. Porém nos tempos recentes o volume de pesquisas e comprovações científicas aumentaram bastante, portanto hoje sabemos mais do que nunca sobre o processo de cura que as plantas e seus derivados podem alcançar.

No Brasil a Aromaterapia não é uma profissão reconhecida ou regulamentada. É uma prática terapêutica autorizada a ser usada por profissionais que tenham adquirido tal conhecimento. A prática da Aromaterapia jamais visa ou promete tratar ou curar doenças, esse papel é da Medicina. A Aromaterapia é uma ferramenta terapêutica complementar que promete ajudar na manutenção da saúde, do bem estar e complementar algum tratamento médico já estabelecido pelo profissional responsável. 
 


 
  
***














 

Nenhum comentário:

Postar um comentário