Palo Santo


Nome Botânico:
Bursera graveolens.

Família Botânica:
Burseraceae
(Mirra, olíbano).

Outros Nomes:
Pau santo.

Nome em Inglês:
Holy wood, saint wood.

Nome em Espanhol:
Palo Santo.

Tipo de Planta:
Árvore de 7 a 18 metros de altura, dotada de copa alongada, com ramos pendentes muito característicos.

Óleo Extraído de:
Galhos e miolo da madeira já secos.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.

Aroma:
Amadeirado, doce e perfumado.

Origem:
Peru, Bolívia e Equador.

Propriedades:
Anti-inflamatório, analgésico, ansiolítico, alergênico, bactericida, antidepressivo, antioxidante, antiespasmódico, calmante, cefálico, descongestionante, expectorante, imuno-estimulante, tônico, antisséptico, antiviral, sedativo e anti-infeccioso.

Principais Constituintes:
Sabineno, limoneno, germaceno, cariofileno, terpineol, p-cimeno, pineno, trans-carveol, mirceno.

Principal Utilização:
Palo-santo representa a proteção e purificação energética.

Tratamento Cutâneo:
Trata a pele seca e madura, bom para aliviar rugas, acne, eczema, cicatriz, escaras, ulcerações, cortes, ferimentos. Tem propriedades adstringentes portanto é útil em hemorragias e estancamentos de sangue em ferimentos. É um ótimo tônico para a pele equilibrando a oleosidade.

Outras Utilizações:

Sistema Respiratório:
É ótimo para problemas respiratórios em geral e tem um efeito de limpeza e purificação para os pulmões. Facilita a respiração. Trata asma, bronquite, constipação peitoral, gripes, laringite, tosse, resfriado e sinusite.
 
Sistema Muscular e Articular:
O óleo de palo-santo possui um bom efeito como relaxante muscular sendo bem útil em óleos de massagem. Alivia músculos cansados e trata dores reumáticas, artrites, artroses e dores musculares em geral.

Sistema Imunológico:
Possui uma potente ação como imuno-estimulante, sendo útil em todos os tratamentos contra enfermidades que atacam e enfraquecem o sistema imunológico.

- Trata também dores de cabeça (cefaleia) e enxaquecas.

- Possui ação como repelente para insetos.
 
Psicologicamente:
Altamente relaxante, calmante e antidepressivo.
Alivia o stress e a ansiedade.

Curiosidades:
O palo-santo é uma árvore sagrada para muitos povos antigos das Américas em especial os incas. É uma árvore usada de diversas formas para limpar e tratar impurezas tanto físicas como espirituais. O aroma extremamente agradável, tanto do óleo essencial como da madeira em si, é usado como incenso ou como perfume por diversos povos. A árvore é da mesma família botânica do olíbano e compartilha das mesmas propriedades terapêuticas, porém tem um aroma mais suave e aceitável por muitos. Umas das maiores curiosidades sobre essa sagrada árvore é que seu óleo essencial é extraído dos galhos e coração da madeira, porém mortos. O que se descobriu é que quanto maior o tempo que a árvore estiver morta, mais concentrado e poderoso é o óleo essencial encontrado em seu interior. Isso talvez explique o motivo de ser considerado um óleo extremamente místico e ligado com o espiritual. 

Combinações:
Combina com vários outros óleos essenciais, em especial o sândalo, cedro, olíbano, mirra, lavanda, jasmim, neroli, hortelã. Porém é um óleo que possui um aroma tão único e agradável, que é interessante também usa-lo sozinho apenas.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.


   
  





O palo-santo é uma madeira muito utilizada como incenso. É comum utilizar pedaços da madeira para a queima ou ainda incensos produzidos com sua serragem. O seu aroma perfumado é altamente relaxante e agradável.
 
    
 



Conhecido como a "árvore dos xamãs" o palo-santo é muito usado pelos povos indígenas da América do Sul região de origem da espécie. Especialmente no Peru, Bolívia e Equador, a madeira ou seu óleo, são queimados e empregados em rituais religiosos e usos medicinais. Os xamãs o consideram um poderoso artigo de cura sendo muito usado como incenso para defumações de proteção, limpeza energética e espiritual.
 





O óleo ou incenso do palo-santo tem uma conexão com nosso lado espiritual. O seu uso nos ajuda a equilibrar nossas energias e tem uma ligação mais direta com os chakras superiores, responsáveis pelo nosso elo com o cosmos e com nossa espiritualidade.
 
 
  
 


PALO SANTO
(Bursera graveolens)








4 comentários: