Hortelã


Nome Botânico:
Mentha piperita (hortelã-pimenta).
Mentha spicata (hortelã-verde).
Mentha arvensis L (hortelã-brasileira).

Família Botânica:
Lamiaceae.
(Orégano, tomilho, sálvia, lavanda, manjerona, manjericão, alecrim, hissopo, poejo, patchouli).

Outros Nomes:
Menta, hortelã-pimenta.

Nome em Inglês:
Peppermint.

Nome em Espanhol:
Menta.

Tipo de Planta:
Erva perene com folhas denteadas, aromáticas e mentoladas.

Óleo Extraído de:
Toda a planta.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.

Aroma:
Altamente refrescante, adocicado, mentolado e herbal.

Origem:
América do Norte.

Principais Constituintes:
Mentol, mentona, cineol, pineno, timol, carvone.

Propriedades:
Antisséptico, antibiótico, ant-infeccioso, tônico estomacal, antiespasmódico, estimulante, tônico, anti-parasítico, vermífugo, expectorante, analgésico, descongestionante, digestivo.

Principal Utilização:

Sistema Muscular e Articular:
Tem ação analgésica e anti-inflamatória. Trata dores musculares, torcicolo, tensão muscular, cansaço ou fadiga muscular, artrite e reumatismo. Bom para aliviar luxações, pancadas e torções.

Sistema Circulatório:
Bom para má circulação, varizes e membros frios pois estimula a circulação local. Ótimo para aliviar e relaxar pernas e pés cansados. Tem ação refrescante e calmante para desconfortos circulatórios.

Outras Utilizações:

Tratamento da Pele:
A hortelã tem efeito vaso constritor na pele, ajudando a diminuir inchaços, edemas e fechar os poros mais dilatados. Também ajuda no controle da oleosidade da pele e do couro cabeludo ajudando no tratamento de caspa, seborréia, acne etc. A hortelã também ajuda a aliviar queimaduras solares.

Sistema Respiratório:
Bom para tratar tosse, resfriado e gripes, asma, bronquite, nariz congestionado, sinusite, catarro, rinite e qualquer condição do sistema respiratório. O frescor do mentol abre os bronquios, descongestiona e desinfeta.

Sistema Digestivo :
Alivia náuseas, enjoos, indigestão, gastrite, colite, prisão de ventre, flatulência e dores de estômago. Também alivia enxaquecas de origem digestiva.

Higiene e Saúde Bucal:
A hortelã também é ótima para a higiene bucal, costuma-se mascar suas folhas para refrescar o hálito. Sua ação anti-microbiana é comprovada no combate ao fungo causador do "sapinho". Algumas gotas do óleo misturadas em um pouco de água e sal, é um eficaz enxaguatório bucal.

*Bom contra TPM.

*É ótimo para limpar o ar e retirar odores indesejáveis do ambiente.

Psicologicamente:
Revigorante e calmante. Alivia o cansaço mental, a fadiga, o stress e a letargia. Excelente para aliviar dores de cabeça e enxaqueca de origem nervosa.

Curiosidades:
A hortelã é mais uma das muitas ervas usadas desde a antiguidade pela humanidade, em muitos povos era comum usa-la como remédio, cosmético, tempero ou apenas mastiga-la para limpar e perfumar o hálito. Na Grécia antiga era usada na forma de uma coroa na cabeça, em ocasiões comemorativas e na decoração das mesas nos banquetes, além de se usar a erva na culinária também. Hoje em dia a hortelã é das plantas mais utilizadas em diversas formas: seja em chá, como tempero, em medicamentos, extratos, óleos, em produtos de higiene, aromatizantes culinários, etc. Tanto sua forma natural como seu principal componente: o mentol, que é também utilizado pelas indústrias na sua forma sintética.

Combinações:
Olíbano, lavanda, citronela, petitgrain, tomilho, manjericão, cedro, canela, bergamota, laranja, eucalipto, vetiver, capim-limão, gengibre, pimenta preta, pinho, limão e alecrim.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.





Existem vários produtos cosméticos 
terapêuticos com o óleo de hortelã-pimenta
Por exemplo produtos indicados para 
tratar os pés e as pernas aproveitando os 
efeitos analgésicos, refrescantes e 
antissépticos da erva. Loções, cremes, 
óleos de massagem que contenham
mentol, são ótimos para aliviar a dor.







Inalar o óleo essencial de hortelã-pimenta é muito eficaz para aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Principalmente causadas por stress, tensão nervosa ou problemas de ordem digestiva. Também auxilia a diminuir náuseas, enjoos  e descongestionar as vias respiratórias.








HORTELÃ PIMENTA
(Mentha piperita)







Nenhum comentário:

Postar um comentário