Pinheiro


Nome Botânico: 
Pinus sylvestris, Pinus ponderosa, Pinus pinaster, Pinus strobus.

Familia Botânica:
Pinaceae.
(Cedro, abetos).

Outros Nomes:
Pinho, Pinus.

Nome em Inglês:
Pine.

Nome em Espanhol:
Pino.

Tipo de Planta:
Árvore de grande porte, com folhas em agulhas e pinhas.

Óleo Extraído de:
Galhos e folhas.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.

Aroma:
Fresco, herbal e amadeirado.

Origem:
Ásia, Europa e América do Norte.

Principais Constituintes:
Alfa-pineno, canfeno, beta-pineno, careno, beta-mirceno, limoneno, beta-felandreno, terpinoleno, acetato de bornilo, beta-cariofileno, tuieno, espatuleno.

Propriedades:
Anti-inflamatório, antisséptico, balsâmico, descongestionante, desodorizante, diurético, desinfetante, expectorante, fortificante, sudorífero, estimulante e tônico.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Trata gripe, tosses, bronquite, asma, sinusite, rinites alérgicas, resfriados, congestão peitoral e nasal, garganta inflamada, infecções pulmonares e praticamente qualquer outro problema relacionado com o sistema respiratório. O pinheiro assim como os abetos e eucaliptos, são os mais poderosos óleos para proteger e tratar nossos pulmões e vias respiratórias.

Sistema Muscular e Circulatório:
Estimula a circulação e alivia reumatismo, artrite, dores musculares, fadiga, cansaço muscular, gota, dor ciática e rigidez. Na forma de massagem ou compressa em casos mais agudos. Do pinho também é extraída a essência de terebentina ou terebinto que é componente das pomadas analgésicas como o gelolPode elevar a pressão arterial.

Outras Utilizações:

Tratamento de Pele:
É útil para pele congestionada e em casos de eczema, psoríase e dermatites. Tem ação tônica, cicatrizante e suavizante para inflamações, ferimentos e problemas de pele. Devido ao acetato de bornila, possui uma boa resposta para clareamento de manchas na pele.

Sistema Geniturinário:
Tem ação diurética e antisséptica para o trato urinário, sendo bom contra infecções como a cistite. É benéfico também para os rins e vesícula biliar eliminando cálculos renais, sendo inclusive usado internamente sob supervisão médica.

Regulador Hormonal:
Possui um bom efeito estimulante para as glândulas supra-renais, responsáveis por liberações hormonais no corpo ajudando a controlar o cansaço e a fadiga física.

Psicologicamente:
Estimulante do humor, eleva o ânimo e trata a letargia, fadiga, desânimo e o cansaço mental. Seu aroma verde e fresco revigora nosso humor e ajuda em quadros de depressão e ansiedade.

Combinações:
Cedro, sândalo, eucalipto, tea tree, alecrim, cipreste, lavanda, cravo, citronela, limão.

Curiosidade:
O uso medicinal do pinheiro já era conhecido de civilizações antigas como a egípcia, grega e árabe. Embora também exista alguma associação à cerimônias religiosas, o pinheiro era especialmente útil no tratamento de infecções pulmonares como bronquite, tuberculose e pneumonia. As inalações foram o primeiro método de utilização. Na verdade acredita-se que as pessoas em tratamento devam ir para áreas com muitos pinheiros pois o clima dessas regiões é excelente para os pulmões. Os índios norte-americanos, entretanto, consideravam-no muito benéfico para tratar os casos de escorbuto. Os óleos ou derivados do pinho sempre foram muito usados também na indústria da perfumaria, produtos de higiene e de limpeza.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.






As espécies de pinheiros (pinus) são as
mais usadas na milenar arte do Bonsai
O pinheiro é uma árvore que sempre foi sagrada para muitos povos antigos como os gregos, egípcios, romanos, etc. Mas talvez no oriente seja onde ele é mais admirado. No Japão e China ele é inserido em várias simbologias e crenças. Representa para ambos os povos a imortalidade, provavelmente porque seu lenho é resistente e suas folhas sempre verdes. No Japão a madeira é usada para a construção de templos e as árvores cultivadas para adoração espiritual. Sem falar nos usos terapêuticos de seu óleo que trata desde dores reumáticas e musculares até todos os problemas do sistema respiratório.









Terebentina
Pinus pinaster
Existem inúmeras espécies de pinheiros dentro do gênero botânico Pinus. Vários tipos são usados para extração de óleo essencial ou de suas resinas para outros fins, como na indústria. Da espécie Pinus pinaster (pinheiro bravo) se extrai uma resina da madeira, que ao ser destilada recebe o nome de óleo de terebintina ou essência de terebintina. Esse óleo essencial é um analgésico eficaz para tratar dores musculares, fazendo parte da composição de várias pomadas e cremes analgésicos, entre outras aplicações medicinais. Mas também trata-se de um solvente vegetal natural sendo amplamente usado pela indústria como solvente de tintas, vernizes e outros produtos, sendo também chamado de aguarrás.








PINHEIRO SILVESTRE
(Pinus sylvestris)






Nenhum comentário:

Postar um comentário